Colunista: Pablo Rolim Fala

A FESTA DOS AMARELINHOS – 23/10/2024

Um assunto que foi bastante comentando na última semana em Várzea Alegre foi sobre o encontro organizado por alguns militantes políticos da Oposição no Distrito do Riacho Verde denominado “Encontro dos Amarelinhos”.

A confraternização aconteceu na última sexta-feira à noite, dia 18/10/2024, reunindo muitas pessoas e causando comentários os mais variados em toda a cidade.

O ineditismo do fato se deu por se tratar de comemoração do grupo que não conseguiu vencer a última eleição para prefeito e vice. Assisti a alguns vídeos e vi algumas fotos daquela noite de festa e percebi muita alegria, animação e união dos presentes. Todos muitos felizes e satisfeitos. E por estar a trabalho em Petrolina-PE naquele dia, infelizmente acabei não participando desse encontro.

De minha parte, não tenho nada a recriminar. O significado da palavra comemorar é “trazer a lembrança, recordar”, e acho que foi esse o principal motivo dessa iniciativa. Se foi para recordar uma derrota ou uma vitória, não interessa, pois o que se viu ali foi um momento de agradecimento e satisfação com o resultado das últimas eleições, que naquele distrito especificamente culminou com uma maioria de cerca de 320 votos “pró-Amarelinhos”. Aliás, dos 5 distritos que Várzea Alegre possui, a oposição venceu em 4 deles.

Se vale ou não a comemoração, quem sou eu para julgar?

Sobre o evento dos Amarelinhos, choveram críticas do partido que venceu a eleição: “Festa da Derrota”, “Comemoração dos Perdedores”, foram alguns dos títulos dados por aqueles que apesar de terem se sagrados vencedores, não tinham motivos para festejar.

Esse caso me fez lembrar de um episódio em 2014. Quando Camilo Santana venceu as eleições para governador, o grupo político liderado pelo então prefeito Vanderlei realizou uma grande carreata em homenagem ao feito, porém, foi criticado por alguns eleitores insatisfeitos do seu próprio partido, que na época dividiu-se, porque o resultado da eleição em Várzea Alegre foi favorável ao então candidato Eunício Oliveira, derrotado no Estado. A comemoração era justa ou não? Na minha opinião, era devida sim!

Voltando para 2024, a polêmica sobre a legitimidade do “Encontro dos Amarelinhos” seguiu na nossa querida Terra dos Contrastes durante esses últimos dias, onde quem vibra, comemora e dita a pauta dos acontecimentos políticos da cidade é a Oposição, enquanto quem venceu só lamente e se irrita com a felicidade alheia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + quinze =