Colunista Pablo Rolim

Retrospectiva política de Várzea Alegre - 2024

O ano de 2024 trouxe uma nova realidade política para o nosso município e um sinal claro dado pelo eleitorado de necessidade de renovação dos nossos quadros e mudança do modelo de gestão

Publicado em 02/01/2025 15:59
Por Redação Escotilha
Em Opinião
Compartilhe:

O ano de 2024 trouxe uma nova realidade política para o nosso município e um sinal claro dado pelo eleitorado de necessidade de renovação dos nossos quadros e mudança do modelo de gestão.

Falando sobre os nomes do partido da Situação, não tivemos grandes destaques e acredito que isso tenha sido um dos motivos para o baixo desempenho da sigla nas urnas em comparação a outras eleições, pois o excesso de centralização política na figura do ex-prefeito e agora secretário foi prejudicial para a ascensão de novas indicações para o executivo.

Um nome que costumo citar quando dou minha opinião sobre esse assunto é o de Alan Salviano, que se mostrou um político conciliador, equilibrado e um grande gestor, que o credenciou para o seu terceiro mandato como vereador, mas que mereceria ser um sucessor natural como candidato para o cargo de prefeito.

Veio então a escolha de um nome que estava fora da base política, mas empresarial do prefeito e que não atingiu um bom nível de popularidade e performance na campanha, o que culminou numa vitória apertadíssima, apesar da grande estrutura política e financeira que esteve a seu favor.

Acredito que o futuro político do prefeito Flavinho dependerá muito de sua postura como gestor, principalmente na capacidade que ele deverá ter de se mostrar independente em relação a velada intenção de teu tio em querer permanecer a frente do executivo de maneira indireta.

Para o amigo Alan Salviano, que acredito ter pretensões de alçar outros desafios na política de Várzea Alegre, vejo que uma oportunidade dentro de seu partido não virá tão cedo. Uma pena que um talento como ele não tenha sido aproveitado.

Para os demais personagens políticos do partido da Situação, eles permaneceram sob o controle rígido da liderança maior do partido e não tiveram a oportunidade de se destacar. Não por falta de talento, mas de liberdade, a meu ver.

Já na Oposição o registro não vai para um nome em si, mas para um movimento de lideranças que se uniram e se reestruturaram, atendendo ao apelo popular de mudança. Foi por pouco que as candidatas Dra. Luciana e Wandernaid não venceram as eleições desse ano.

Não fossem a divulgação do resultado de uma pesquisa com indícios claros de fraude a menos de uma semana do dia da votação e uma máquina pública tão poderosa a serviço do prefeito eleito, elas seriam as próximas prefeitas e vice de nosso município, culminando um fato histórico.

Se formos citar alguns nomes, posso dizer que o ex-prefeito João Eufrásio teve muito de seu prestígio resgatado e Várzea Alegre ainda se mostrou grata ao seu legado como gestor. Outra qualidade que o Joãozinho mostrou foi a capacidade de assumir suas falhas e ausência e ter a consciência de que isso prejudicou muito a Oposição. Hoje ele busca com humildade e traquejo corrigir esses erros e merece todo o meu respeito.

O Capitão Horizonte também se mostrou um grande articulador e soldado combatente. Exerceu uma função importantíssima de organizar os eventos de campanha e junto com uma equipe bem entrosada tendo o apoio do ex-prefeito Vanderlei, fizeram literalmente mágica, colocando uma campanha na rua com poucos recursos financeiros e organizada aos 47 minutos do segundo tempo.

Como promessa para o futuro, me alegrei e vibrei com a escolha do jovem Joaquim Gabriel para uma das vagas na nossa câmara municipal e lamentei o fato do Jeffinho Fiuza não ter conseguido se eleger. Ele seria mais um grande defensor dos interesses da população varzealegrense, mas acredito que continuará atuando em prol da nossa cidade, independente de possuir ou não um mandato.

Bem, isso é um pequeno resumo do que eu vi em 2024 no nosso campo político. Desejo sucesso para os novos prefeito e vice e para os vereadores eleitos que iniciarão seus mandatos a partir do dia 01 de janeiro de 2025. E para todos os leitores do Portal Escotilha, um ótimo Ano Novo!

Por: Pablo Rolim