Funceme prevê chuvas em todas as regiões do Ceará entre segunda (02) e quarta-feira (04)

As chuvas mais intensas devem atingir o Cariri, Jaguaribana, Sertão Central, Inhamuns, Maciço de Baturité, Ibiapaba e litoral, especialmente entre a tarde e manhã.

Publicado em 02/12/2024 17:56
Por Redação Escotilha
Em Tempo
Funceme prevê chuvas em todas as regiões do Ceará entre segunda (02) e quarta-feira (04)
Compartilhe:

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anunciou que, entre esta segunda-feira (02/12) e quarta-feira (04/12), o estado do Ceará deverá registrar chuvas em todas as suas macrorregiões.


Causa das precipitações

As chuvas previstas estão diretamente associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Esse fenômeno meteorológico terá seu núcleo posicionado próximo à costa leste da região Nordeste, enquanto sua borda se estenderá sobre o Ceará. Tal configuração favorece a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, responsáveis por chuvas intensas. Além disso, o sistema de brisa contribuirá para a formação de áreas de instabilidade durante os períodos da tarde, noite e madrugada.


Regiões mais afetadas

De acordo com a Funceme, as chuvas mais intensas deverão se concentrar nas macrorregiões do Cariri, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, Maciço de Baturité e Ibiapaba. Esses eventos são esperados especialmente entre os períodos da tarde, noite, madrugada e início da manhã.

Na faixa litorânea, há previsão de aumento na intensidade das chuvas a partir da noite de terça-feira (03/12), se estendendo pela madrugada e manhã de quarta-feira (04/12).


Temperaturas e umidade

Durante o período, as temperaturas mínimas no estado devem atingir 18°C, com destaque para as regiões do Maciço de Baturité, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns, além do Cariri.

Já as máximas podem alcançar 38°C no Cariri, Litoral Norte e no sul da Jaguaribana, principalmente na tarde desta segunda-feira. Para terça e quarta-feira, no entanto, devido à previsão de chuvas, as temperaturas máximas devem se estabilizar em torno de 36°C.

No que diz respeito à umidade relativa do ar, espera-se um aumento dos índices mínimos, que deverão permanecer acima de 30% em todo o estado, garantindo condições mais confortáveis.


Alerta e monitoramento

A Funceme recomenda que a população acompanhe as atualizações das previsões, considerando a possibilidade de intensificação dos fenômenos climáticos. As informações são fundamentais para o planejamento de atividades e a segurança da população, sobretudo em áreas vulneráveis a alagamentos ou deslizamentos.

As informações foram divulgadas no portal da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


Foto: Lucas Elias

Veja também

Leia nossas colunas