Várzea alegre tem índice de desenvolvimento baixo ou muito baixo, segundo IDSC-BR
Várzea Alegre ocupa a sétima posição entre as 27 cidades do Cariri com menores índices de desenvolvimento
O município de Várzea Alegre foi classificado na sétima colocação entre 27 municípios da região do Cariri cearense com índice de desenvolvimento ‘baixo’ ou ‘muito abaixo’ nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de acordo com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR).
De acordo com o levantamento, dentre os municípios da região do Cariri com índice de desenvolvimento ‘baixo’ ou ‘muito baixo’, Várzea Alegre ficou atrás apenas de Abaiara, Potengi, Caririaçu, Penaforte, Assaré e Barro.
IDSC-BR
O IDSC-BR monitora o desenvolvimento das cidades para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU. Os dados colhidos são essenciais para o auxílio aos gestores na execução e transformação da gestão pública municipal.
O IDSC-BR permite uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos ODS. É uma ferramenta que visa estimular o cumprimento da Agenda 2030 e uma oportunidade para as cidades se integrarem à mais avançada agenda global de desenvolvimento sustentável. Graças ao Índice o Brasil é o único país do mundo a acompanhar os desafios e avanços de todas as cidades na Agenda 2030.
Entre os objetivos estão a erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; Parcerias e meios de implementação.
As cidades estão classificadas pela pontuação geral, que mede o progresso total para o cumprimento de todos os 17 ODS. A pontuação varia de zero a 100, sendo que 100 é o limite máximo e indica um desempenho ótimo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
As informações foram colhidas no portal idsc disponível em https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/rankings/
Ver categorias
Veja também
- Capitão HorizonteESCOTILHA NEWS
Leia nossas colunas
- por Pablo RolimOPINIÃO
- por Capitão HorizontePOLÍTICA NA LATA
- por Professor Hamillton ValeA VIDA NOS EXIGE CORAGEM