Açude Olho D´Água, em Várzea Alegre sangra; foi o primeiro a sangrar no Cariri

Com volume total de 19,21 milhões de metros cúbicos, o Olho D’Água integra a Bacia Hidrográfica do Salgado e é abastecido pelas águas do Riacho do Machado

Publicado em 26/03/2025 20:04
Por Redação Escotilha
Em Tempo
Açude Olho D´Água, em Várzea Alegre sangra; foi o primeiro a sangrar no Cariri
Compartilhe:

O Açude Deputado Luiz Otacílio Correia, também conhecido como Olho D’Água, situado no município de Várzea Alegre, atingiu sua capacidade máxima e começou a transbordar nesta quarta-feira (26), tornando-se o primeiro reservatório monitorado da região do Cariri a alcançar essa marca em 2025.

Com volume total de 19,21 milhões de metros cúbicos, o Olho D’Água integra a Bacia Hidrográfica do Salgado e é abastecido pelas águas do Riacho do Machado. O fenômeno ocorre pelo quarto ano consecutivo, contrastando com o período de estiagem que manteve o açude sem verter entre 2014 e 2021. Ao total já são 8 sangramentos desde a sua construção.

Além do Olho D’Água, outros dois reservatórios da região se aproximam da capacidade máxima. O Açude Rosário, em Lavras da Mangabeira, já chega a 98,92% do volume total, enquanto o Açude Cachoeira, em Aurora, está com 95,12% de sua capacidade.

O cenário hídrico positivo se reflete em todo o Ceará, onde 42 açudes já estão sangrando em 2025. Outros 13 reservatórios também apresentam níveis elevados, ultrapassando os 90% de armazenamento, de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Foto: Divulgação

Veja também

Leia nossas colunas