Capitão Horizonte se reúne com Capitão Wagner e discute possível candidatura a deputado estadual com apoio do União Brasil

Encontro político em Fortaleza marca articulação para ampliar representatividade do interior na Assembleia Legislativa; Várzea Alegre pode voltar a ter deputado após mais de 30 anos

Publicado em 07/04/2025 13:54
Por Redação Escotilha
Em Política
Capitão Horizonte se reúne com Capitão Wagner e discute possível candidatura a deputado estadual com apoio do União Brasil
Compartilhe:

O cenário político varzealegrense ganhou novos contornos na última quinta-feira (3), quando o Capitão Horizonte se reuniu em Fortaleza com o Capitão Wagner, uma das figuras mais influentes da política estadual, para discutir a possibilidade de uma nova candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026.

Durante o encontro, os dois trataram de temas ligados à política estadual e Horizonte manifestou seu interesse em aceitar o convite do Capitão Wagner para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará, com o apoio de Wagner e do União Brasil. A articulação visa fortalecer o partido no interior do Estado e, ao mesmo tempo, retomar a representatividade de municípios que estão há décadas sem representantes eleitos.


Capitão Wagner e sua trajetória política

Com forte presença na política cearense, Capitão Wagner já foi deputado estadual, deputado federal, candidato à Prefeitura de Fortaleza e também candidato ao Governo do Estado. Atualmente, é o presidente estadual do União Brasil no Ceará e é casado com a deputada federal Dayane Bitencourt, que exerce mandato na Câmara dos Deputados. Wagner é cotado como pré-candidato a deputado federal em 2026, reforçando ainda mais sua atuação no cenário estadual.


Várzea Alegre e o hiato de mais de três décadas sem deputado

Caso a candidatura de Capitão Horizonte se confirme e obtenha êxito, Várzea Alegre poderá voltar a ter um representante na Assembleia Legislativa depois de mais de 30 anos. O último deputado estadual eleito natural do município foi Nilo Sérgio Viana, que exerceu mandato de 1987 a 1991. Antes dele, outros nomes como Figueiredo Correia, Francisco José de Figueiredo Correia, Padre Antônio Vieira, Toinho Diniz e Otacílio Correia também ocuparam cadeiras na Assembleia.

Em 2018, o empresário e ex-vice-prefeito Pablo Rolim se lançou como candidato a deputado estadual, mas não obteve sucesso nas urnas. A ausência de representantes locais tem sido uma pauta constante entre os eleitores da cidade, que reivindicam maior atenção por parte do legislativo estadual às demandas do interior.


Fortalecimento da base interiorana

O encontro entre Capitão Horizonte e Capitão Wagner aponta para uma movimentação estratégica do União Brasil de fortalecer suas bases no interior e diversificar a representatividade no parlamento estadual. Segundo interlocutores, a ideia é construir uma candidatura sólida, conectada com as demandas populares e com respaldo político de lideranças experientes.

Nos próximos meses, são esperadas novas reuniões e articulações com lideranças regionais e bases comunitárias para consolidar o projeto político de Capitão Horizonte e alinhar estratégias com o diretório estadual do partido.

Foto: Divulgação

Veja também

Leia nossas colunas