Municípios do Ceará recebem kit de saúde pré-natal; Várzea Alegre e outros 28 municípios do Cariri estão entre os contemplados
Na primeira etapa, os kits serão destinados a 45 municípios da região sul, incluindo Várzea Alegre e os outros 28 da região do Cariri, além de 20 cidades do Litoral Leste/Jaguaribe

O Governo do Ceará deu início, nesta semana, à distribuição de 909 kits de saúde pré-natal para Unidades Básicas de Saúde (UBS) em municípios estratégicos do estado. A ação faz parte do Projeto De Braços Abertos e representa um investimento de R$ 2 milhões, voltado ao fortalecimento da atenção primária à saúde com foco na redução da mortalidade materna e infantil.
Na primeira etapa, os kits serão destinados a 45 municípios da região sul, incluindo Várzea Alegre e os outros 28 da região do Cariri, além de 20 cidades do Litoral Leste/Jaguaribe. A expansão para os demais municípios cearenses ocorrerá de forma escalonada, conforme cronograma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Cada kit é composto por um tensiômetro e um estetoscópio — utilizados na aferição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos da gestante — além de um detector fetal, que permite monitorar os batimentos cardíacos do bebê ainda no útero. Os equipamentos vão apoiar diretamente o acompanhamento pré-natal nas UBSs, ampliando o acesso das gestantes a um cuidado mais qualificado e humanizado.
O Projeto De Braços Abertos é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a associação civil sem fins lucrativos Umane e o Conselho Estadual de Saúde (Cesau-CE).
A proposta é transformar a rotina dos serviços por meio da organização dos processos de trabalho e da capacitação permanente dos profissionais da atenção primária. Um dos focos principais é a qualificação dos atendimentos pré-natais, com a implementação da estratificação de risco gestacional e o fortalecimento da gestão do cuidado compartilhado entre os níveis de atenção.
“A entrega desses kits permite um trabalho mais robusto dentro do Projeto De Braços Abertos, reforçando nosso compromisso com a saúde da mulher e da criança”, afirmou o governador Elmano de Freitas. “É mais cuidado, mais prevenção e menos mortalidade infantil”, completou.
A titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, reforçou o compromisso com a saúde materno-infantil. “A proposta é garantir um pré-natal seguro e de qualidade, que é uma prioridade para o Governo do Estado”, declarou.
Municípios da região sul contemplados:
Na Região Sul do estado, os seguintes municípios estão incluídos na primeira fase de entrega dos kits:
Várzea Alegre, Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Catarina, Cedro, Crato, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Granjeiro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jardim, Jati, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Mombaça, Nova Olinda, Orós, Penaforte, Piquet Carneiro, Porteiras, Potengi, Quixelô, Saboeiro, Santana do Cariri, Salitre, Tarrafas e Umari.
Foto: Reprodução
Ver categorias
Veja também
- Capitão HorizonteESCOTILHA NEWS
- Matheus LimaESCOTILHA TECH
- Redação EscotilhaVOCÊ SABIA?
- Redação EscotilhaDOCUMENTARIOS
Leia nossas colunas
- por Pablo RolimOPINIÃO
- por Capitão HorizontePOLÍTICA NA LATA
- por Professor Hamillton ValeA VIDA NOS EXIGE CORAGEM
- por Paulo CostaPORTAL DA CONSCIÊNCIA