Vereador de Várzea Alegre que agrediu ex-companheira é afastado por 60 dias
O vereador é acusado de atentar contra a vida da ex-companheira em dezembro do ano passado


O portal EscotilhaNews, pioneiro na divulgação do caso de violência doméstica envolvendo o vereador Maiko de Morais Costa, conhecido como Maiko do Chapéu (MDB), em dezembro de 2024, informa que a Câmara Municipal de Várzea Alegre decidiu, nesta terça-feira (15), pelo afastamento do parlamentar por 60 dias, aplicando a pena máxima prevista no Código de Ética e Decoro Parlamentar.
A decisão foi tomada por unanimidade em plenário, após a leitura e votação do relatório final da Comissão de Ética, presidida pela vereadora Ciete do Sindicato (PT). A medida foi motivada por denúncias que colocaram em xeque a conduta do parlamentar e a imagem da própria Casa Legislativa.
Com o afastamento, a presidente da Câmara, Menésia Simião (PT), anunciou que convocará o suplente do MDB. De acordo com a lista, Kleiton do Bar, ex-vereador por dois mandatos, deve assumir a cadeira. Ele obteve 985 votos nas eleições de 2024, ficando na primeira suplência da sigla.
A vereadora Ciete, afirmou que tudo foi feito com base no regimento e com imparcialidade, destacando inclusive o acolhimento de um pedido da advogada Dra. Ana Cláudia Guimarães para garantir transparência no acesso ao relatório. Ela também se solidarizou com a mãe da vítima presente no plenário e anunciou que protocolou junto à presidência da Câmara uma proposta de revisão no código, com foco em penas mais rigorosas em casos graves.
Com a aprovação do parecer e a proclamação do resultado, Maiko do Chapéu está oficialmente afastado sem remuneração e à disposição da Justiça e da presidência da Casa.
Foto: Divulgação
Ver categorias
Veja também
- Capitão HorizonteESCOTILHA NEWS
- Matheus LimaESCOTILHA TECH
- Redação EscotilhaVOCÊ SABIA?
- Redação EscotilhaDOCUMENTARIOS
Leia nossas colunas
- por Pablo RolimOPINIÃO
- por Capitão HorizontePOLÍTICA NA LATA
- por Professor Hamillton ValeA VIDA NOS EXIGE CORAGEM
- por Paulo CostaPORTAL DA CONSCIÊNCIA