Brasil enfrenta Uruguai em Salvador no último jogo do ano pelas Eliminatórias
Clássico sul-americano ocorre às 21h45 na Arena Fonte Nova
A seleção brasileira encerra o ano de 2024 com um clássico de peso. Nesta terça-feira (19), Brasil e Uruguai se enfrentam na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O confronto começa às 21h45 (horário de Brasília).
O jogo reúne dois dos principais candidatos à vaga no Mundial. O Brasil ocupa atualmente a quarta posição, com 17 pontos, enquanto o Uruguai é o vice-líder, somando 19. Além da disputa direta na tabela, o duelo carrega um clima de revanche, já que em junho deste ano a Celeste eliminou os brasileiros nas quartas de final da Copa América, em Las Vegas (EUA), após uma disputa de pênaltis.
Historicamente, as duas seleções já mediram forças 80 vezes. O Brasil tem a vantagem com 38 vitórias, contra 21 triunfos do Uruguai e 21 empates.
Brasil busca recuperação sob comando de Diniz
No comando da seleção há um ano, o técnico Dorival Júnior apresenta um retrospecto de seis vitórias, seis empates e apenas uma derrota em 13 partidas. Desde que assumiu, a equipe saltou da sexta para a quarta posição na tabela das Eliminatórias. Agora, o treinador busca consolidar sua equipe e encerrar o ano com uma vitória diante de um dos rivais mais tradicionais do continente.
Uruguai chega desfalcado
Do lado uruguaio, o técnico argentino Marcelo Bielsa terá dois desfalques importantes. O meio-campista Manuel Ugarte, herói da vitória por 3 a 2 sobre a Colômbia na última sexta-feira (19), está fora após brilhar com um gol nos acréscimos. Além dele, o lateral-direito Nahitan Nández cumpre suspensão. Para as vagas, Bielsa deve apostar em Rodrigo Aguirre no meio e Guillermo Varela, jogador do Flamengo, na lateral direita.
O confronto promete emoções e alta competitividade, consolidando o clássico como um dos grandes destaques do futebol sul-americano neste ano.
Ver categorias
Veja também
- Capitão HorizonteESCOTILHA NEWS
Leia nossas colunas
- por Pablo RolimOPINIÃO
- por Capitão HorizontePOLÍTICA NA LATA
- por Professor Hamillton ValeA VIDA NOS EXIGE CORAGEM