Como comprar online de forma segura
Conheça algumas dicas de como realizar comprar online de forma segura para evitar dores de cabeça e aproveitar as melhores promoções
Compras pela internet são uma conveniência da vida moderna, e que está cada dia mais comum na vida dos brasileiros,segundo dados da ABCOMM(Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) vendas por meio da internet faturaram R$185.7 bilhões no ano de 2023. Esse crescimento se dá pois essa modalidade além da praticidade e comodidade é uma forma dos clientes enfrentarem os altos preços do comércio tradicional e terem acesso a uma variedade maior de produtos e marcas, porém nem tudo são flores só nos três primeiros meses deste ano, o Brasil registrou 800 mil tentativas de golpes em compras online.
Com a aproximação das compras de final de ano que tradicionalmente aquecem o comércio com alta demanda gerada através da black friday, férias e as compras de natal e ano novo, também aumentam significativamente a quantidade de golpes na internet, por isso separamos algumas formas de como comprar de forma segura e evitar dores de cabeça!
Essas dicas servem para qualquer época do ano e qualquer negociação realizada na internet:
1. Desconfie de preços absurdos
Preços extremamente baixos e fora do comum chamam bastante atenção, porém fique sempre atento, pois esse é o primeiro sinal para ligar o alerta vermelho em compras online, golpistas usam ofertas tentadoras para atrair vítimas. Como se proteger: verifique o preço do mesmo produto em diferentes lojas, verifique a credibilidade da loja que está anunciando.
2. Verifique o site
É bastante comum anúncios em redes sociais(facebook, whatsapp, instagram) se passarem por lojas conhecidas, fique sempre alerta para promoções em redes sociais, golpistas frequentemente criam sites que imitam o visual de marcas famosas para atrair vítimas.
Como se proteger: acesse as plataformas oficiais, seja o site ou aplicativo da loja e procure lá o item em questão e verifique se é uma oferta legítima, clicar em links de anúncios podem lhe redirecionar para páginas que se passam por páginas com credibilidade.
Uma pequena relação dos sites oficiais dos maiores e-commerces
https://www.magazineluiza.com.br
https://www.mercadolivre.com.br
3. Verifique o link do site
Relacionado a dica acima verifique sempre o link da plataforma antes de realizar a compra, golpistas usam links que se passam por links originais, verifique sempre se você está em uma plataforma oficial.
Como se proteger: Acesse aplicativos e sites oficiais.
verifique se o link do site inicia com “https://” caso esteja acessando pelo computador verifique a existência do símbolo de um cadeado ao lado da url(link) do site, isso é um dos indicadores que o site é confiável (ATENÇÃO NEM TODOS OS SITES MARCADOS COM ESTE SÍMBOLO SÃO CONFIÁVEIS)
4. Verifique a reputação da loja no reclame aqui
Caso você realmente deseje realizar compra em uma plataforma que não conhece busque sua reputação no site reclame aqui(https://www.reclameaqui.com.br/)
basta acessar o site, e buscar pelo nome da empresa que você deseja investigar, isso lhe dará um bom indicador da credibilidade e reputação da empresa
5. Cuidado com o senso de urgência
É muito comum que sites que querem lhe enganar utilizam de artifícios para gerar um senso de urgência, dessa forma lhe levando a tomar decisões de forma apressada, frases como "Últimas unidades!" ou "Oferta válida por 1 hora" são muito utilizadas para lhe forçar a tomar decisões sem pensar
Como se proteger: Respire fundo, analise a reputação da loja tenha certeza do que está fazendo(siga os outros passos desse tutorial)
6. Sempre esteja com um “pé atrás”
Muitas vezes golpistas utilizam da boa fé dos compradores pedindo para que eles confirmem o recebimento por meio da plataforma mesmo sem estar de fato com o produto em mãos e evite sempre negociar algo fora do chat oficial da plataforma(não utilize whatsapp em negociações por exemplo na OLX e Mercado Livre) ou realizar pagamentos fora do meio de pagamento da plataforma. A mesma dica serve para quem negocia vendas pela internet jamais entregue o produto sem estar com o pagamento em mãos.
7. Sempre prefira locais movimentados
Em caso de negociações diretamente com outras pessoas dê preferência a mostrar o produto e realizar a entrega/recebimento em locais públicos e movimentados, não passe endereço da sua casa, golpistas podem utilizar se de locais pouco movimentados como sua casa para realizar furtos.
8. Utilize cartão de crédito virtual
As principais instituições permitem a utilização de cartões virtuais que podem ser gerados e excluídos a qualquer momento, dessa forma você pode gerar um cartão “descartável” que pode após a realização da compra ser excluído, mesmo que seus dados sejam comprometidos ele não irá gerar maiores danos. Fique atento pois logo traremos como gerar cartões virtuais nos principais bancos.
9. Desconfie de visual pouco profissional
Caso você esteja acessando uma plataforma desconhecida desconfie de erros de gramática, imagens de baixa qualidade e um design desorganizado, esses podem indicar um site falso ou malicioso.
10. Peça Ajuda
Esse passo pode parecer simples, porém é muito importante que caso você não se sinta seguro em realizar a compra, peça a ajuda de algum familiar ou amigo de confiança que possa lhe auxiliar a analisar se você não está sendo enganado.
Dica bônus:
Ao Pesquisar no google desconfie de links marcados como “patrocinado” às vezes golpistas utilizam das campanhas de impulsionamento do google para estar entre os primeiros resultados exibidos, muitas vezes se passando por outras plataformas atraindo pessoas desavisada, como na imagem abaixo onde uma plataforma falsa tentava se passar por uma famosa empresa de venda de passagens aéreas
Comprar online pode ser seguro e prático, desde que você esteja atento, esperamos que com essas dicas você possa comprar de forma segura e tranquila. Lembre-se: a melhor defesa é estar sempre informado! No próximo artigo traremos o que fazer caso você caia em algum golpe em compras pela internet.
Ver categorias
Veja também
- Capitão HorizonteESCOTILHA NEWS
- Matheus LimaESCOTILHA TECH
Leia nossas colunas
- por Pablo RolimOPINIÃO
- por Capitão HorizontePOLÍTICA NA LATA
- por Professor Hamillton ValeA VIDA NOS EXIGE CORAGEM