Mais dois reservatórios no Ceará atingiram 100% da sua capacidade por conta das últimas chuvas. Sangraram o Açude Arrebita, em Forquilha, na Região Norte e o Açude Frios, em Umirim, na Região Norte. Ao todo, 26 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) atingiram a capacidade máxima.
Atualmente, o estado tem 36 açudes com volume acima de 90% e 61 reservatórios com volume inferior a 30%. O volume total no Ceará é de 34,24%.
O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 20,81% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 47,92%. Já o Banabuiú se encontra com 10,31%.
Confira a lista dos 24 açudes com capacidade máxima:
- Gameleira
- Cachoeira
- São Vicente
- Aracoiaba
- Acarape do Meio
- Rosário
- Caldeirões
- Tijuquinha
- Germinal
- Altoneira
- Itapajé
- São Pedro Timbaúba
- Itaúna
- Itapebussu
- Valério
- Sobral
- Pesqueiro
- Acaraú Mirim
- Quandu
- Junco
- Poço Verde
- São José I
- Mundaú
- Arrebita
- Tucunduba
- Frios
Várzea Alegre – Açude Olho D´Água
As recentes chuvas fizeram com que o açude Olho D’Água – Dep. Luiz Otacílio Correia, atingisse 93,24% da sua capacidade total que é de 19.000.000 m³ de água. Esses dados são do portal da Companhia de Recursos Hídricos – Cogerh, e foram atualizados no dia 21/03 (terça-feira).
É muito provável que o reservatório, principal meio de abastecimento de água de Várzea Alegre, venha a sangrar nos próximos dias, dependendo apenas da continuidade das chuvas que vêm caindo no município.
Existem algumas especulações sobre possíveis problemas estruturais na parede do açude e o receio por parte da população sobre a possibilidade do rompimento da mesma. O EscotilhaNews entrou em contato com Alberto Brito, Gerente Regional da Cogerh – bacia do Salgado – que fez uma explanação sobre a atual situação do açude. Alberto garantiu que o açude é totalmente seguro e segue monitorado pela Cogerh.
Confira no aúdio: