Barragem no Ceará corre risco de colapso, e população é orientada a se abrigar em ginásio esportivo

Prefeitura disponibilizou um ginásio para abrigar os moradores das áreas de risco.

Moradores de Pedra Branca, no interior do Ceará, foram orientados a deixar suas casas e se abrigarem em locais seguros por conta do risco do arrombamento da barragem de um açude com as fortes chuvas no município. A situação foi comunicada pelo prefeito Matheus Góis, na noite desta quarta-feira (5).

“Fica aí o alerta para todos que moram na Rua da Muriçoca e ali próximo ao sangradouro do açude do Povo, que este açude pode arrombar hoje à noite ainda e vir no efeito cascata e arrombar outros açudes. Ninguém sabe ao certo o volume de água que tem desse açude. Fica o alerta quem puder sair de casa, quem estiver para onde ir saiam desses locais”, disse o prefeito Matheus Gois, em um vídeo publicado em sua rede social.

Conforme o gestor, foi disponibilizado o Ginásio João Flor para abrigar as pessoas quem não tiverem para onde ir. Além disso, a Polícia Militar e a Defesa Civil passaram a madrugada desta quinta-feira (6) indo nas áreas de risco para alertar os moradores dos locais mais críticos.

Ginásio João Flor foi disponibilizado para abrigar moradores de áreas de risco em Pedra Branca. — Foto: Reprodução

Pedra Branca está entre os 16 municípios que decretaram emergência no Ceará por conta dos estragos causados pela chuva. Hoje a cidade irá receber técnicos da Defesa Civil para avaliar a barragem.

Em março o volume de precipitações na cidade foi quase o dobro da média esperada para o mês, chegando a 369 milímetros. Já nos primeiros dias de abril choveu 67 milímetros.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até sexta-feira (7) o ambiente segue favorável para ocorrência de chuva em todas as macrorregiões.

Os maiores acumulados devem ocorrer nos extremos do estado, como faixa litorânea, Ibiapaba, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =