Nesta segunda-feira, 10 de abril, o Governo de Várzea Alegre realizou uma audiência pública na Câmara de Vereadores para discutir a Lei de Diretriz Orçamentária (LDO) para o exercício financeiro de 2024 e apresentar o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) referente ao 3º Quadrimestre do Exercício Financeiro de 2022.
O evento contou com a presença do prefeito Zé Helder (MDB), do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alan Salviano (MDB), do vice-presidente do Legislativo, vereador Michael Martins (PP), e dos vereadores Valdilene Bitú, Michael Martins, Dra. Luciana, Menesia Simião, Luiz do Conselho, Maiko do Chapéu e Otoniel Júnior, do contador do município, Flávio Salviano, além de secretários e assessores do governo municipal.
Durante o evento, o prefeito destacou a importância do planejamento para a organização da cidade e enfatizou que a LDO é fundamental para definir as prioridades de investimentos que irão beneficiar a população. Ele ressaltou que a gestão é compartilhada com cada colaborador, visando cumprir a missão de servir ao povo e promover o desenvolvimento do município.
Zé Helder também destacou algumas das ações desenvolvidas em seus quase 20 anos de administração, transformando a cidade e melhorando a vida da população.
Na economia, Várzea Alegre é destaque como a cidade que mais prospera na região. Na área social, ele citou o Laços de Inclusão, com os paratletas da parabadminton que participam de competições nacionais e internacionais.
Na saúde, Várzea Alegre é o primeiro lugar no Ceará com o Núcleo Azul de atendimento às crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista. No meio ambiente, a cidade se destaca em 6º lugar no estado em políticas ambientais com conquista do Selo Verde. Ele ainda falou sobre o projeto de coleta seletiva, com relação à infraestrutura citou avanços de calçamento, saneamento, construção do mercado e outras obras em andamento.
Com relação à Secretaria de Cultura, ele enalteceu o resgate da cultura como a cavalhada, cavalgada, carnaval, Festa de Agosto. Na agricultura, fez menção ao projeto Hora Trabalhada, fortalecimento da agricultura familiar e ampla assistência ao homem do campo.
No que está relacionado à administração, contemplou o planejamento e divisão correta para investimentos e o respeito ao limite prudencial.
No esporte, ele evidenciou feitos como o campeonato de férias, projeto Bola da Vez, Campeonato Municipal e reforma do Estádio Juremal.
Ele também elogiou o trabalho da Educação, destacando 12 escolas nota 10 de 14 na CREDE 17, conquista de 183 medalhas e alunos que ganharam bolsa pelo sucesso da OBA.
O prefeito ainda falou sobre a economia de cerca de R$ 4 milhões para construção de uma escola no bairro Varjota, com 12 salas de aula, que receberá o nome do Monsenhor José Mota Mendes.
O prefeito ainda elogiou a implantação da escola em tempo integral pelo estado e que o município aderiu e confirmou a construção da nova escola José Correia Lima, que também funcionará em tempo integral e a estrutura antiga servirá para abrigar projetos culturais.
Durante a audiência pública, o contador do município, Flávio Salviano, apresentou o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), referente ao 3º Quadrimestre do Exercício Financeiro de 2022. O relatório apresentou os resultados fiscais do município, como receitas e despesas, bem como as ações realizadas pelo governo municipal na área fiscal.
Com a realização da audiência pública e a apresentação do Relatório de Gestão Fiscal, o Governo de Várzea Alegre demonstra seu compromisso com a transparência e a responsabilidade fiscal, além de reforçar a importância do planejamento para o desenvolvimento sustentável do município.
Fonte/foto: Site da prefeitura de Várzea Alegre.