No documento divulgado pelo Governo do Ceará são disponibilizadas diversas orientações, com destaque para suspeitas de organização de atos violentos e formas de controle de acesso às escolas.
O Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira, por intermédio das secretarias da Segurança Pública e Defesa Social e da Educação, uma cartilha com orientações relacionadas à prevenção e combate da violência nas escolas. A cartilha foi apresentada durante reunião que contou com representantes da educação e segurança do Estado, do Ministério Público do Ceará (MPCE), da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Sindicato das Escolas Particulares e outros órgãos. Pelas redes sociais, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), se pronunciou sobre a situação.
“Reforço que nossas equipes das secretarias da Segurança e da Educação têm trabalhado em conjunto para identificar possíveis situações suspeitas de violência, inclusive perfis em redes sociais”</em>, destacou o chefe do Executivo que está em viagem à China.
Já o secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio, se manifestou sobre a importância do documento no sentido de direcionar diretores de escolas e gestores públicos sobre as diversas situações que podem sugerir risco e as possibilidades de prevenção.
“Essa é uma cartilha para que seja difundida entre as escolas, os diretores, os alunos, os pais e todo mundo que está envolvido nesse trabalho e assim a gente conseguir evitar maiores problemas, com uma atuação conjunta de todos</em>”, ressaltou o secretário. “<em>É uma cartilha simplificada orientando como os diretores, os professores, os próprios alunos, devem agir em qualquer situação que ofereça risco”, disse Elânio.
Confira a cartilha completa no link abaixo:
https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/230413-CartSegEsc_v2.pdf