Ceará começa semana com chuvas em todas as regiões, diz Funceme

As chuvas devem retornar ao Ceará nas próximas horas, de acordo com a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Já na madrugada deste domingo choveu em alguns pontos do estado. Em Várzea Alegre não foi diferente. Foram registrados no município pontos de chuva em várias partes do seu território.

Mapa previsão elaborada às 09:06 do dia 16/04/2023
(Previsão elaborada diariamente)

Para domingo (16) e segunda-feira (17), todas as macrorregiões deverão apresentar chuva de forma mais generalizada. As regiões do Cariri, da faixa litorânea, da Ibiapaba e do Sertão Central Inhamuns deverão concentrar os maiores acumulados de chuva, especialmente, entre a madrugada, manhã e noite. A intensidade da chuva deverá ser de moderada a forte nessas áreas citadas, e fraca a moderadas nas demais regiões.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e áreas de instabilidades oriundas do leste do Nordeste irão influenciar as condições do tempo sobre o estado do Ceará de hoje (16) até terça-feira (17).

A imagem do canal visível do satélite GOES-16, das 08h20 local, mostra o céu variando de poucas nuvens a parcialmente nublado no Ceará (CE).Áreas com chuva estão localizada sobre o oceano Atlântico, próximo ao litoral do CE.

ZCIT – Zona de Convergência Intertropical: Banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + nove =