MPCE ajuíza ação para que Município de Ereré cumpra acordo que prevê melhorias na estrutura de Conselho Tutelar da cidade 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ingressou com ação de execução de título executivo contra o Município de Ereré pelo descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre o sucateamento e falta de recursos para o funcionamento do Conselho Tutelar do município. A ação foi protocolada na última quinta-feira (04/05), pela promotora de justiça Vandisa Maria Frota Prado Azevedo, respondendo pela Promotoria de Justiça Vinculada de Ereré. 

A ação executiva busca o cumprimento da obrigação de fazer prevista no TAC em sua total integralidade e extensão, como também que os executados paguem a multa diária estabelecida no acordo firmado em 22 de fevereiro de 2022. Entre os termos do TAC estão o custeio de mobiliário permanente; espaço adequado para a sede; transporte adequado, permanente e exclusivo para o exercício da função, incluindo sua manutenção; segurança da sede e de todo seu patrimônio; fornecimento mensal, e sempre que solicitado pelos conselheiros tutelares, de material de escritório e de limpeza, estabelecendo um fluxo permanente; e disponibilização de aparelho celular com internet para utilização das redes sociais, principalmente WhatsApp. 

O TAC 

O Termo de Ajuste de Conduta entre a Promotoria de Justiça Vinculada de Ereré e a Prefeitura de Ereré foi firmado em 22 de fevereiro de 2022, com prazo de cumprimento de quatro meses, mas não foi cumprindo até a data da execução de título. Com isso, aumentaram as reclamações dos conselheiros tutelares a respeito da estrutura e dos recursos mínimos ao funcionamento do órgão. 

Em 10 de outubro de 2022, a Promotoria oficiou o Conselho Tutelar de Ereré solicitando informações a respeito do atendimento ou não das obrigações pactuadas. Em resposta, o órgão colegiado informou o atendimento apenas da cláusula referente à transferência da sede para um novo endereço, não tendo sido atendidos os outros itens do acordo.  MPCE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 2 =