Após Jornal Escotilha levantar tema da Brigada de Incêndio, gestão inicia tratativas para resolver caso

Após a grande repercussão na cidade de Várzea Alegre da participação do brigadista Francisco Alves no Jornal Escotilha, da rádio Escotilha, apresentado pelo Capitão Horizonte, finalmente a Secretaria de Meio Ambiente deu início às tratativas para formalização do grupo de brigadistas no município.

No dia 1 de maio os brigadistas Francisco Alves e Evandro Lima concederam uma entrevista ao Jornal Escotilha, na ocasião realizando cobrança com relação à promessa do prefeito Zé Hélder de criar uma brigada de incêndio em Várzea Alegre. A promessa da gestão foi feita na página oficial do prefeito “Zé Hélder Prefeito” no dia 2 de setembro de 2022. Na postagem o prefeito diz: “Várzea Alegre terá sua própria brigada de combate a incêndio…”.

Cansados de promessas e de reuniões que não levaram a nada alguns brigadistas, formados na cidade de Quixeramobim com o apoio da prefeitura, resolveram trazer à tona o tema. Francisco Alves, que também é segurança, procurou o Escotilha e solicitou um espaço para a entrevista.

Dois dias após a entrevista aconteceu a primeira reunião na Secretaria de Meio Ambiente, que também não deu em nada. Na reunião Francisco Alves se sentiu ofendido pelo secretário J. Marcílio e pediu afastamento do grupo.

Assim, Francisco Alves retornou na última sexta-feira (5) – desta vez sozinho – ao Jornal Escotilha para relatar o ocorrido e realizar nova cobrança para que o assunto fosse levado mais a sério pela gestão. Francisco relembrou a questão das queimadas no período da estiagem e o sofrimento da população em consequência da fumaça proveniente das mesmas.

Já na última segunda-feira (8), foi a vez do presidente da Câmara de Vereadores Alan Salviano ser entrevistado no Jornal Escotilha. O tema mais uma vez foi levantado, e o brigadista Francisco Alves – único que participou da live realizando a cobrança o tempo inteiro – acabou sensibilizando Alan Salviano, de modo que o Vereador se comprometeu a acompanhar o assunto de perto e realizar as devidas cobranças para que haja uma solução no sentido da criação da brigada de incêndio.

Dessa forma, ontem (terça-feira, 9), aconteceu uma nova reunião com a participação dos vereadores Alan Salviano e Kleiton do Bar, do secretário de Meio Ambiente J. Marcílio e representantes da equipe de brigadistas, além da vice-presidente do COMDEMA, Luiza Souza. O principal objetivo da reunião foi a discussão da organização do grupo de brigadistas em uma associação, que permitirá que eles possam atuar como prestadores de serviço legalmente amparados.

Entrevista dia 5/5/2023 (Francisco Alves – brigadista) – Jornal Escotilha

Anteriormente J. Marcílio havia informado à redação do EscotilhaNews que vários equipamentos já haviam sido adquiridos. Questionado sobre a possibilidade do mesmo mostrar os equipamentos para a sociedade o mesmo se calou e não mais respondeu aos nossos contatos.

Foto que ilustra a capa desta matéria: divulgação, site da prefeitura de Várzea Alegre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =