Cícera Teixeira, profissão: mototaxista

Uma das profissões de Cícera Teixeira de Sousa, a “Loira Motoqueira”, chama a atenção por fugir dos padrões. Cícera é mototaxista. A única mulher que presta esse tipo de serviço em Várzea Alegre. Parece inusitado, mas não para essa mulher de cabelos aloirados e aparência forte. Ela tirou sua CNH para trabalhar, e não para passear, como bem diz. E ama a profissão de mototaxista. Além de conduzir moto profissionalmente, Cícera também é funcionária da Escola Municipal Professora Zulmira Siebra Leite, no bairro Varjota, onde exerce a função de serviços gerais e merendeira. Desde 2012 trabalha transportando pessoas em sua motocicleta.

A mototaxista de Várzea Alegre é separada, mãe de três filhos, sendo duas mulheres e um homem.  A Loira Motoqueira é natural da cidade de Cedro/CE, situada há aproximadamente 400Km da capital cearense. Reside em Várzea Alegre desde os seus três anos de idade. Já morou uma temporada em São Paulo. Hoje, mora na Avenida Vicente Alves Costa, no bairro Zezinho Costa.

Por que foi ser mototaxista? “Amo andar de moto. É uma adrenalina boa”, confessa Cícera. “E porque precisava ter uma renda a mais, já que somente com o salário da escola não estava dando para sobreviver. Além do mais, estou acostumada a trabalhar com liberdade, sem patrão.”

Em relação aos colegas, diz que tem uns que não se sentiram bem com a sua presença, mas a maioria a recebeu de forma natural. “Estamos nos dando bem. Mas, como em todo trabalho, tem suas desavenças. E comigo não foi diferente. Mas no geral me dou bem com todos. Me sinto bem recebida e tenho todos como uma família, até porque estou mais aqui com eles do que com meus filhos.”

Saiba mais

Cícera Teixeira, a “Loira Motoqueira”, é a única mulher mototaxista  do município de Várzea Alegre/CE. Nasceu no vizinho município de Cedro, mas foi criada em Várzea Alegre, chegando aqui aos três nos de idade, ficando sob a responsabilidade de uma família bem tradicional da nossa região: Manuel Alves Teixeira( Neco Rogério), o qual por muitos anos foi escrivão do Cartório do Restrito do Canindezinho.

Cícera Teixeira é neta de José Alves Teixeira( Zé Rogério ), um dos criadores do Distrito de Canindezinho e fundador da capela de São Francisco daquela localidade.

No Canindezinho cresceu e passou toda sua infância e adolescência. Hoje é moradora  na sede urbana. Como atividade principal é funcionária pública municipal. Secundariamente, nas horas de folga, exerce a profissão de mototaxista desde o ano de 2012. Além de tudo isso, a Loira Mototaxista faz parte de um grupo que realiza segurança privada em festas e eventos.

Essa guerreira possui ainda um canal no YouTube denominado “A Loira Motoqueira e Suas Aventuras”, que atualmente conta com quase 1.500 inscritos. Não se contentando, essa mulher inquieta ainda trabalha no ramo de artesanatos, fazendo serviços de  crochê, bordados, pinturas, etc.

Tem como irmãos Glória Maria e Tico – mais conhecido como Tico de Neco, além de José Ivo( já falecido).

Mulher destemida, que com muito esforço criou seus três filhos, duas moças e um rapaz. Tem também um netinho, sua paixão.

Muito prazer, esta mulher é: Cícera Teixeira de Sousa, ou simplesmente A LOIRA MOTOQUEIRA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 11 =