Doenças que acometem os fios dos cabelos, barba e sobrancelhas podem ser identificadas durante um mapeamento digital

Quem nunca ouviu falar que prevenção é tudo? Pois esse autocuidado também vale para os fios dos cabelos, barba e sobrancelhas. Uma das formas de identificar, analisar e tratar as doenças que acometem principalmente o couro cabelo e a haste capilar é por meio da videodermatoscopia ou mapeamento digital. As queixas normalmente começam durante a lavagem do cabelo nos salões de beleza, no aparo da barba ou mesmo no procedimento de design da sobrancelha. E os profissionais precisam estar atentos e qualificados para recomendar o tratamento mais adequado e até mesmo o acompanhamento médico.

Em Fortaleza, a técnica em Terapia Capilar da M.Karrari, Síntia Lemos, coordena um Centro Especializado voltado para o treinamento dos profissionais da beleza. “ Por meio da videodermatoscopia nós conseguimos identificar as unidades foliculares e fazer um protocolo individualizado. Ou seja, se está tendo queda dos fios e qual a fase que se encontra. No caso dos cabelos, a coceira já é um primeiro sinal de que algo não está bem e pode até levar a uma inflamação do couro cabeludo. Infecções, estresse e resfriado também afetam as unidades foliculares, sem falar nos variados tipos de alopecias que requerem a avaliação de um dermatologista”, ressalta. A reavaliação é recomendada com 10 dias para registrar a evolução do tratamento.

No escopo do curso oferecido para os profissionais da beleza em Fortaleza, com aulas teóricas e práticas, há uma parte dedicada às principais condições, sintomas e tratamentos para a queda dos fios. “Temos a preocupação de estar sempre nos atualizando com as técnicas mais avançadas e produtos inovadores, pois a qualidade dos ativos faz toda a diferença no resultado, agindo diretamente na autoestima e no bem-estar das pessoas”. E não é preciso aparecer o problema para cuidar, já que os tratamentos capilares à base de algas marinhas chilenas da M.Karrari atuam também na prevenção e garantem a hidratação e o brilho dos fios quando usados corretamente.

Cabe destacar, ainda, que o mapeamento digital é um método diagnóstico praticamente rápido, pois leva cerca de 30 minutos, e não é invasivo. Essa técnica permite visualizar a área com aumento entre 20 e 140 vezes, de maneira que é possível observar toda a superfície do couro cabeludo e outras regiões como barba e sobrancelhas. Esse alcance permite identificar alterações foliculares e, seguindo o acompanhamento e tratamento, ver a melhora do resultado em etapas.

Curiosidades:

– Os fios de cabelo estão em 2, 3 ou até 4 fios na mesma unidade folicular (raramente aparecem sozinhos)

– Uma pessoa possui, em média, 100 mil fios de cabelo

– Queda de até 200 fios de cabelo por dia é considerada normal e a quantidade depende de cada pessoa

– O ciclo do crescimento do fio de cabelo varia entre dois e sete anos

– Normalmente o crescimento do cabelo é de 1cm por mês

–  Entre 30 e 50 anos, os cabelos diminuem e podem chegar até 485 fios

– A partir dos 80 anos, o número reduz para cerca de 435 fios capilares

– Varia entre 10 e 30 mil fios o rosto de um homem considerado barbudo

–  Cada poro na barba pode abrigar até quatro folículos 

– O ciclo de vida dos fios da barba é de cerca de 36 meses

– Uma média de 400 fios de barba pode cair por mês, ou seja, 13 fios por dia

– Com ciclo de vida em torno de quatro meses, desde o nascimento, as sobrancelhas possuem cerca de 1.100 fios antes de serem depiladas 

 – Diariamente nascem até cinco fios nas sobrancelhas e cílios

Fonte: M.Karrari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + três =