Protagonismo da Unichristus eliminará gargalos no setor hoteleiro

Um passo importante para o setor turístico foi dado pelo Centro Universitário Christus (Unichristus), na última terça-feira (5), com o objetivo de capacitar profissionais que já atuam ou desejam trabalhar em empreendimentos de hospedadem. O protagonismo, por meio do lançamento do curso de pós-graduação “Projetos Arquietônicos em Hotelaria”, ministrado pela professora Cleide Andrade, a partir de fevereiro de 2024, prevê eliminar gargalos desse importante e vital setor para a economia. O principal deles é a concepção do projeto, a qual, se não estiver alinhada com a funcionalidade e os serviços oferecidos, pode comprometer a operação, gerar transtornos, trazer grandes prejuízos financeiros ao investidor e até onerar o bolso do usuário final, que é o hóspede.

Como referência há quase 30 anos na área educacional cearense, iniciada com o Colégio Christus por Roberto de Carvalho Rocha, a administração desse legado vem sendo consolidada com o olhar para o futuro dos filhos e netos do fundador e a ousadia em ampliar para 60 a oferta de cursos de pós-graduação em uma área até então pouco explorada, como o turismo, pois, assim, reforça o papel da educação em formar profissionais em competências técnicas específicas. No caso do setor hoteleiro, somente com esse passo importante será possível uma atuação segura dos profissionais envolvidos, reduzindo e até eliminando os problemas que se repetiam desde o projeto inicial e, o mais agravante: um hotel em plena operação.

De acordo com o Pró-reitor em Extensão da Unichristus, Murilo Rocha, “ dado o tamanho desse desafio, não poderia ter ao nosso lado alguém melhor que a professora Cleide Andrade, profissional que atua com amor e dedicação há 39 anos na implantação e montagem de hotéis pelo país, e que demonstra apreço especial por nosso estado, resultando na vontade de amplificar o seu legado para nossa comunidade. O Pró-reitor Murilo Rocha ressaltou ainda, em sua fala, que “nos entregando por inteiro e em uma confluência de propósitos e na certeza de que o saber multiplica as potencialidades de uma sociedade, seguiremos em mais essa tarefa que começa aqui, neste 5 de dezembro de 2023.”

Pelo fato de muitos profissionais não vivenciarem o dia a dia de um hotel, Cleide Andrade pontuou que “quando a operação não nasce sendo projetada corretamente, haverá prejuízo financeiro mais na frente”. Dessa forma, o curso proporcionará o entendimento da complexidade de um projeto dessa natureza, com foco no coração de um hotel, que é a operação. “Até esta relevante iniciativa da Unichristus, não havia onde buscar esse tipo de conhecimento, de aprendizagem. Eu fui obrigada a aprender no dia a dia e tive a felicidade de ser muito bem-preparada por profissionais de alto gabarito da arquitetura, dentro da hotelaria, mas que infelizmente já não estão mais entre nós”. Com três módulos, duração de 18 meses e aulas quinzenais a partir de fevereiro de 2024, a pós-graduação “Projetos Arquitetônicos em Hotelaria” contará com a participação especial de vários profissionais desse mercado.

A secretária de Turismo do Estado do Ceará, Yrwanna Guerra, presente no evento, lembrou que, há 20 anos, estava sendo capacitada para trabalhar com a atividade turística. “O que está acontecendo agora é muito importante. Poder ter uma faculdade com esse olhar especial é algo que nos enche de muito orgulho”. Sua fala também foi marcada pela importância de o hóspede / turista ser surpreendido com uma experiência memorável, impactante. “Parabéns para a Unichristus e para a Cleide, que foi a desafiante para todos nós. Os profissionais arquitetos passam agora a ter essa oportunidade de alavancar a base de conhecimento e experiência para tornar o Ceará um case da arquitetura com muito mais conhecimento e mais sabedoria para acolher os nossos turistas”, finalizou.

Citando o Gran Mareiro como exemplo de experiência para o hóspede, o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, parabenizou o empresário Demerval Diniz pelo novo e moderno Centro de Eventos que a cidade ganhará no início do próximo ano, vizinho ao Gran Mareiro Hotel Praia do Futuro, e por mais um importante investimento neste setor que a Praia do Futuro ganhará pelas suas mãos. O novo projeto atenderá a um público cada vez mais exigente. Ele também já tem outro hotel na Beira Mar. “Pelo menos, 10 novos hotéis estão sendo construídos nessa área e um sendo ampliado. Então, a iniciativa da Unichristus está no caminho certo. O cuidado em ofertar a pós-graduação, qualificar os arquitetos, engenheiros e gestores é de fundamental importância para que não haja retrabalho”. Com praticamente 100% das reservas para este final de ano, os hotéis na capital cearense estão entre os mais procurados nos sites de buscas de hospedagem.

Responsável pela vinda da paulista Cleide Andrade ao Ceará há nove anos, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), Régis Medeiros, revelou que sua ideia era aprofundar o conhecimento do projeto do arquiteto com a operação de um hotel. “Ao longo de muitos anos, eu vi, em Fortaleza, flats que eram construídos com o pensamento de uma operação hoteleira, mas dentro de um projeto de condomínio. Depois, o flat ficava pronto, querendo operar como um hotel para um pool hoteleiro, mas não tinha a estrutura. Então, a garagem e o subsolo eram loteados pelas necessidades de rouparia, governança, manutenção e salas”. São esses erros que precisam ser sanados já no nascer de um projeto, e o curso da Unichristus terá esse importante papel.

Outra fala importante foi da arquiteta Anya Ribeiro, que, por sua forte atuação no turismo do estado, também é referência no setor. Ela definiu o lançamento da nova pós-graduação da Unichristus como singular. “O momento é de parabenizar esse projeto na área da educação, que vem para fazer a conexão com essa instituição de ensino tradicional do estado por meio da Unichristus. Eu desejo que essa seja apenas a primeira na atividade turística e que venham outras pós-graduações para alavancar ainda mais o setor”. Dos 184 municípios cearenses, 61 deles têm atividade turística, e muitos outros investimentos estão chegando, por isso a Unichristus entendeu a importância de qualificar os profissionais que atuam na hotelaria.

Serviço:

Centro Universitário Christus (Unichristus)

Contato: (85) 3265-8196, das 9 às 21 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 13 =