Com o compromisso de contribuir para uma operação assertiva, econômica e duradoura, Unichristus chancela Pós-graduação em hotelaria

O Ceará é repleto de destinos turísticos buscados por visitantes do Brasil e do mundo. As belas praias e o clima de serra rendem experiências que devem ser potencializadas por meio das hospedagens, desde o check-in até a chegada ao apartamento, a climatização, o som, a circulação pelos diversos ambientes, a alimentação, a resolutividade das demandas e até o uso da tecnologia para tornar aquele momento único. Com essa visão de 360 graus, que já deve constar na concepção de um projeto, a Unichristus reuniu arquitetos, engenheiros, construtores, investidores e convidados na sede do Campus Dom Luís, na última terça-feira (16/1), para a apresentação da Pós-graduação “Projetos Arquitetônicos em Hotelaria”. O curso, pioneiro no país, terá apenas 30 vagas na primeira turma, com início das aulas previsto para fevereiro.

E para atender os novos empreendimentos que estão previstos até 2027, a 60ª Pós-graduação do Centro Universitário Christus (Unichristus) será dividida em três módulos, cada um com duração de um semestre e aulas quinzenais aos sábados. Segundo Cleide Andrade, coordenadora e docente do curso, inicialmente serão repassadas estratégias de mercado, perfil, atratividade, conceito e identidade. Ou seja, tudo que envolve a concepção de um projeto hoteleiro eficiente e lucrativo. Já o segundo módulo, abordará particularidades das áreas internas de um hotel, seja ele de pequeno porte, uma pousada, médio, grande e até de luxo. No decorrer das disciplinas, Cleide também apoiará alunos que estejam com esse desafio de fazer um projeto. Por último, o curso terá uma atenção voltada para os bastidores de reformas, que necessitam de um olhar mais criterioso e abrangente.

Os convidados palestrantes foram unânimes em reafirmar que o mercado cearense sente muito a ausência de profissionais especializados em projetar hotéis. “Temos a necessidade de apoio e suporte de pessoas que entendem das operações para somar à nossa experiência como empresário e construtor da BTB Engenharia”, pontuou Ricardo Ary. Já o diretor de Obras e Operações na Diagonal Engenharia, Reginaldo Parente, acrescentou que “falta essa visão da operação, uma vez que a maioria dos arquitetos não está no dia a dia de um hotel. Há uma dificuldade em planejar da maneira certa e do tamanho certo, a exemplo de uma cozinha, um restaurante, uma lavanderia e até mesmo uma padaria.”

Outro ponto levantado foi a longevidade dos empreendimentos, que precisam ter soluções técnicas e estar conectados a processos de renovação fáceis. Usando o exemplo de um hotel com 10 anos de uso, Ricardo Ary ressaltou que não há dúvida de que ele estará obsoleto. “Se você não tiver a facilidade de renovar, o custo de refazer o hotel será integral. As necessidades vivem em constante mudança. Tudo acontece muito rápido e isso precisa ser refletido no processo construtivo e nas escolhas. E passa pelas mãos dos arquitetos a definição de tudo isso”, acrescentou. Manutenção de baixo custo, sistema inteligente de energia, abastecimento e automação também foram apontados por ele como imprescindíveis em qualquer projeto hoteleiro hoje em dia.

A presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), Brenda Rolim, parabenizou a iniciativa da Unichristus pelo pioneirismo e lembrou que já havia buscado essa especialização sem sucesso, garantindo de imediato sua vaga no curso. “Toda iniciativa que fomente a educação e melhore a arquitetura, terá o nosso total apoio. Ela disse, ainda, que “quando temos consciência do nosso papel e responsabilidades, garantimos o sucesso do nosso projeto, o lucro do cliente e o hotel funcionará de tal modo que poderá mudar até a trajetória das pessoas por meio da nossa intervenção”. Anya Ribeiro, presidente da Associação Cearense de Turismo no Espaço Rural e Natural (ACETER), se mostrou empolgada com a iniciativa da Unichristus. “Teremos agora um curso que contribuirá com o desenvolvimento da hotelaria.”

Serviço: 

Pós-graduação “Projetos Arquitetônicos em Hotelaria

Local: Unichristus Campus Dom Luís

Endereço: Avenida Dom Luís, 911, Meireles, Fortaleza/CE

Informações: (85) 3265-8196

Link: unichristus.edu.br/curso/projetos-arquitetonicos-em-hotelaria/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 14 =