Prefeitura de Várzea Alegre publica edital de concurso público para o provimento de 113 vagas

Quantidade de vagas abaixo da expectativa gera polêmica e descontentamento

A Prefeitura Municipal de Várzea Alegre publicou no último dia 8 de março edital de abertura de concurso público, dispondo sobre as normas para os candidatos.

A responsável pelo novo concurso será a Universidade Regional do Cariri (URCA). Nisso, ficará a cargo da banca a prestação de serviços técnicos especializados e a prestação de serviços de assessoramento no planejamento, organização e administração do certame.

Cronograma:

Edital: 8 de março

Provas: 30 de junho

Resultado: Setembro de 2024

A proposta do concurso público foi aprovada na Câmara de Vereadores em 13 de dezembro de 2023. Dos 13 edis somente Michael Martins votou contra o projeto. No projeto aprovado seriam 104 vagas. Entretanto com o lançamento do edital verificou-se a disponibilidade de 113 vagas, ou seja, 9 a mais que o projeto aprovado.

Nas redes sociais são inúmeras as manifestações de insatisfação da população por conta da quantidade de vagas. O último concurso público no município aconteceu há mais de cinco anos.

A redação do EscotilhaNews fez contato com o vereador Michael Martins que nos encaminhou uma nota divulgada à imprensa na qual destacamos o seguinte trecho:

Em 2023, teve início a Ação Civil Pública, considerando ilegais as seleções realizadas pela gestão e dando um prazo para a realização de Concurso Público. A gestão então, para tentar driblar o MP e dar um tapa na cara do povo, mandou uma proposta de criação de vagas bem longe de atendar à real demanda. Contra esse descaso eu votei contra, fui o único, porque entendo que aprovar um desmando desse é dar seguimento à política que encheu a prefeitura de cabos eleitorais, ao invés de pessoas realmente competentes para o cargo. Tanto é que veio esse edital agora, beirando o esvaziamento completo”.

Entramos em contato com o chefe do executivo, Zé Helder, questionando sobre a quantidade de vagas e ele nos enviou a seguinte justificativa:

“… esses números de vagas foram feitos de acordo com a real necessidade administrativa de cada secretaria e automaticamente quando você vai fazer um concurso você tem que ter muita cautela para não comprometer o futuro das gestões do município, porque depois que você contrata uma pessoa efetiva gera um gasto fixo permanente…”.

Zé Helder, prefeito de Várzea Alegre

Vagas

O concurso disponibiliza um total de 113 vagas de imediato e 52 vagas para o cadastro de reserva. As vagas foram alocadas para a Secretaria de Educação (73 LC, PCD 4 e Negros 19 – vagas para os níveis superior e médio), Secretaria de Obras e Urbanismo (02 LC – vagas para os níveis superior e médio, Secretaria de Saúde (09 LC, Negros 3 – vagas para os níveis superior, técnico e médio), Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico (01 LC – vaga para o nível técnico) e Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho (02 LC – vagas para o nível superior). LC – Livre concorrência / PCD – Pessoa com deficiência / Negros – Pessoas negras

Não foram disponibilizadas vagas para o nível fundamental.

Clique no link abaixo e acesse o edital completo:

http://www.urca.br/cev/concurso-publico-do-municipio-de-varzea-alegre-ceara-01-2024-pmva/

Reportagem/Foto: Capitão Horizonte e Leonardo Fiuza/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + vinte =