Cachorros abandonados no sítio Varas, Várzea Alegre, estão adoecendo e trazendo riscos à comunidade 

Moradores pedem apoio de autoridades e de associações protetoras de animais para resolver o problema

Moradores do Sítio Varas (parte de cima), zona rural de Várzea Alegre/CE, relataram na manhã desta quinta-feira (14), o abandono constante de animais naquela localidade. Eles informaram ao EscotilhaNews que vários cachorros são levados até à comunidade e abandonados à própria sorte.

Além da preocupação com o bem-estar dos animais, há também o risco da proliferação de doenças, já que muitos deles não estão vacinados. 

E. D. afirmou que percebeu que alguns animais estão doentes, necessitando de ajuda. Segundo ele os animais passam muita fome.

Já foram vários cachorros que deixaram aqui. Fico com pena dos bichinhos, pois não tenho como alimentar eles. E ficam aí com fome mordendo até pedra”, disse um morador.

Vale ressaltar que no Brasil, desde de 1998, conforme a Lei Federal 9.605/98, o abandono de animais é crime, prevendo três meses a um ano de detenção, nesses casos de maus-tratos. A pena aumenta em casos de violência contra cães e gatos, de 2 a 5 anos de prisão, além disso, subindo de um sexto a um terço se o crime causar a morte do animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 10 =