Várzea Alegre se destaca no Dia da Terra no evento global do projeto The Planet vs. Plastic

Em comemoração ao Dia da Terra, celebrado em 22 de abril, a Prefeitura de Várzea Alegre, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) e com a mentoria intercultural do Professor Francisco José de Alencar Costa (Franzé Costa), realizou a apresentação do projeto Coleta Seletiva – a gente faz juntos, no evento global do projeto “The Planet vs. Plastic”. O evento aconteceu em formato virtual no plenário Vereador José Caetano, na Câmara Municipal de Várzea Alegre (CMVA).

A iniciativa marcou os 54 anos da primeira grande mobilização em prol do meio ambiente, ocorrida em 1970 nos Estados Unidos. Na ocasião, Várzea Alegre, na região Centro-Sul do Ceará, representou o Brasil através dos Agentes Jovens Ambientais (AJAS), das Escolas Estaduais EEMTI Maria Afonsina Diniz Macedo, José Correia Lima, EP. Dr. José Iran Costa e Instituto Sátiro e Siebra.

O objetivo do projeto é intensificar as lutas e ações para a melhor qualidade de vida do planeta, buscando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento econômico sustentável.

Destaque para Várzea Alegre

O Prefeito Zé Helder (MDB) ressaltou a importância do projeto para o município, que já se destaca nas questões ambientais com a Coleta Seletiva. “Este é um momento muito importante para Várzea Alegre, que já vem sendo destaque nas questões ambientais através da coleta seletiva que fazemos juntos. Este projeto a nível mundial só vem a acrescentar neste trabalho e mostrando que nosso município está no caminho certo”, afirmou.

O Secretário do Meio Ambiente, J. Marcílio, também enfatizou a relevância da iniciativa. “A coleta seletiva ativa no município nos traz a certeza que teremos um futuro bem próspero para o nosso meio ambiente”, disse.

Entusiasmo dos jovens

Franzé Costa expressou sua alegria com a repercussão do projeto no município. “Estou muito feliz por poder mostrar para o mundo a cidade tão amada que é Várzea Alegre, cidade que por mim foi adotada como minha cidade natal. Mais feliz ainda estou por saber e poder sentir o entusiasmo dos estudantes, dos AJAS, universitários da cidade empenhados e com um amor muito grande nas causas ambientais. São entusiastas nas questões ambientais e hoje todos estão de parabéns, Várzea Alegre está de parabéns. Este projeto é um projeto de todos”, declarou.

Autoridades e comunidade presentes

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o Prefeito Zé Helder, o Secretário do Meio Ambiente, J. Marcílio, a Secretária de Educação, Angela Bernardino, a Subsecretária de Educação Liduina Souza, o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico Matias Alves, a Coordenadora Geral dos AJAS do Estado Ana Paula, os Vereadores Otoniel Fiuza Júnior e Valdelene Bitu de Oliveira, o Diretor da Escola José Correia, Pedro Carlos, a representante da Escola Maria Afonsina Gleiciane Silva, a Professora de Inglês das Escolas José Correia, Maria Afonsina e Instituto Sátiro e Siebra Winner Karen, representantes do Instituto Sátiro e Siebra, alunos, AJAS, universitários e toda equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente do Município.

Fonte/Foto: portal da prefeitura de V.Alegre/Tadeu Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =