Colunista Professor Hamillton Vale

Trágico, para não dizer cômico!

Rir ou chorar? Escolha a sua reação. Uma coisa é certa: estamos presenciando o colapso da República, ao vivo e a cores

Publicado em 03/01/2025 21:35
Por Redação Escotilha
Em Opinião
Compartilhe:

O prefeito eleito de Santa Quitéria, Sr. Braguinha, do PSB, foi impedido de assumir o cargo por suspeitas de envolvimento com o crime organizado. Sim, isso mesmo: crime organizado. Algo que, aliás, está se tornando quase uma tradição no cenário político, seja estadual ou nacional. Basta escavar um pouco e, surpresa, os podres aparecem!

O cenário atual é quase uma sátira: candidatos que sequer podem entrar em determinadas comunidades porque ali quem manda são as facções. Se isso não é prova suficiente de que o sistema já foi completamente corrompido, eu não sei o que é. O que antes era domínio de grandes corporações e interesses econômicos, agora tem a participação entusiástica do submundo. Chegamos ao fundo do poço, com direito a aplausos.

Mas calma, o melhor ainda está por vir. Prepare-se para o grande espetáculo! O prefeito e seu vice, barrados por acusações pesadas, não assumiram. E quem assume o cargo? Ah, essa é a cereja do bolo: nada menos que o presidente da Câmara de Santa Quitéria, eleito por um voto de diferença. Só isso já seria suficiente para levantar sobrancelhas, mas o enredo melhora.

Quem é o pai do novo prefeito? Nada menos que o próprio candidato eleito e diplomado que foi impedido de tomar posse! Sim, você leu certo. É praticamente um roteiro de novela. E, como se não bastasse, há boatos – ou melhor, "suspeitas fortemente fundamentadas" – de que ele também mantém laços com as facções que dominam a cidade.

Rir ou chorar? Escolha a sua reação. Uma coisa é certa: estamos presenciando o colapso da República, ao vivo e a cores.

Cada dia mais, a vida exige coragem. E que Deus nos dê forças para sobreviver a essa barbearia chamada Brasil.

Por Hamilton Vale