Veritas Nocet - A Verdade Dói
O cenário acirrado desta última eleição contribuiu para estas divisões.
Meus amigos, passada a tensão eleitoral, o clima volta aos poucos à normalidade. Em matéria publicada no dia 11/11/2024, foi apontado que o deputado André Fernandes, candidato a prefeito de Fortaleza, conquistou apenas cerca de 50% dos votos dos principais adversários: Sarto, Wagner e Girão. Este cenário já era previsto, não por uma capacidade de prever o futuro, mas pela análise das pesquisas eleitorais, que indicavam uma tendência clara para o segundo turno. André enfrentava um alto índice de rejeição, e, em eleições, essa variável pesa tanto quanto as intenções de voto.
É comum observar apenas os números brutos das intenções de voto e ignorar o conjunto da pesquisa, mas este é um erro estratégico. Agora, resta apenas "chorar sobre o leite derramado". O erro, a meu ver, começou com a falta de união entre os bons nomes da direita, que se lançaram em campanhas separadas, enfraquecendo o grupo e gerando divisões inevitáveis. O cenário acirrado desta última eleição contribuiu para estas divisões.
Neste momento, é hora de "lamber as feridas", organizar melhor as estratégias e evitar projetos meramente pessoais. Tirar o PT do poder no Ceará não será uma tarefa fácil; é uma escalada íngreme, mas possível. Há bons nomes e uma população que vem demonstrando insatisfação com o atual grupo no poder, liderado pelo ministro Camilo Santana. Com uma "sede" pelo poder, ele tem "distribuído" cargos e influência a aliados. Exemplo claro é a candidatura de Evandro à prefeitura, enfrentando uma disputa acirrada, enquanto Elmano ocupa o governo e, segundo rumores, agora pretende emplacar o cunhado da sua esposa o deputado estadual Fernando Santana para a presidência da Assembleia. Como diz a música: “tá dominado, tá tudo dominado”.
Pensem nisso. A vida nos exige coragem.
Por Hamillton Vale