Associação Santa Maria publica Nota de Repúdio contra incidente de racismo
A Nota de Repúdio foi assinada pelo presidente da ABC Santa Maria e divulgada nas redes sociais da instituição
A Associação Santa Maria se posiciona sobre o caso de racismo que teria ocorrido em 6 de novembro de 2024, durante o curso de Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos Climatizados e Refrigerados, ministrado na sede da entidade no período noturno.
De acordo com a Diretoria da associação, durante uma aula do curso de Manutenção e Instalação de Aparelhos Climatizados e Refrigerados, o ministrante teria proferido declarações de teor racista.
Ainda de acordo com a nota emitida e divulgada nas redes sociais da instituição, ao tomar conhecimento dos fatos, a presidência da ABC Santa Maria prestou imediato apoio à vítima e reuniu os alunos do curso, reafirmando o compromisso da instituição com a liberdade e os direitos humanos, repudiando firmemente qualquer atitude contrária, especialmente as de cunho racista.
De acordo com a nota, o curso resulta de uma parceria entre a ABC Santa Maria e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), seguindo o modelo bem-sucedido do curso de Mecânica de Motos, recentemente oferecido. A iniciativa tem como objetivo proporcionar capacitação e ampliar as oportunidades de emprego e renda para a população de Várzea Alegre.
A ABC Santa Maria notificou o Centec, contratante do profissional, sobre o ocorrido, solicitando que sejam tomadas as devidas providências, incluindo as medidas legais cabíveis.
A Nota de Repúdio, datada de 11 de novembro, foi assinada pelo presidente da Associação, Luis Fernando.
O EscotilhaNews entrou em contato com Luis Fernando, que nos disse o seguinte: “Ambas as partes do suposto caso em questão foram ouvidas e devidamente orientadas, sendo que o caso está sendo apurado pelas autoridades competentes. A ABC Santa Maria reitera que não compactua com nenhuma forma de preconceito e discriminação, seja em face de raça/etnia, de orientação sexual, de identidade de gênero, de posição político-partidária, de processos de adoecimento, de credo religioso, de classe social, de nível educacional ou de quaisquer outros”.
Pedimos o contato do professor à associação para tentarmos ouvir a versão do acusado, mas não nos foi repassado.
Nota na íntegra
"A ABC Santa Maria, com o intuito de ser transparente em todas as suas práticas e ações, vem se posicionar a respeito do caso de racismo ocorrido no dia 6 de novembro de 2024, durante o curso de Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos Climatizados e Refrigerados, que vem sendo ministrado na sede da associação, no período noturno.
O curso é fruto de uma parceria entre a ABC Santa Maria e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), a exemplo do que ocorreu na bem-sucedida experiência com o curso de Mecânica de Motos (recém-ministrado nos mesmos moldes). O intuito dessa parceria é oferecer capacitação e, com isso, mais oportunidades de emprego e renda à população varzealegrense.
Durante uma aula do curso de Manutenção e Instalação de Aparelhos Climatizados e Refrigerados, houve declarações racistas por parte do ministrante do curso.
Ao tomar ciência dos fatos, a presidência da ABC Santa Maria prontamente amparou a vítima e mobilizou todos os estudantes do curso, reafirmando a eles o compromisso da instituição com a liberdade e com os direitos humanos – e portanto rechaçando quaisquer atitudes em contrário, sobretudo racistas.
A ABC Santa Maria comunicou o contratante do profissional, o Centec, sobre o caso, para que as devidas providências sejam tomadas, não se excetuando as medidas legais cabíveis.
A ABC Santa Maria reitera que não compactua com nenhuma forma de preconceito e discriminação, seja em face de raça/etnia, de orientação sexual, de identidade de gênero, de posição político-partidária, de processos de adoecimento, de credo religioso, de classe social, de nível educacional ou de quaisquer outros.
Desta forma, a ABC Santa Maria reafirma seu absoluto repúdio a quaisquer formas de preconceito e discriminação e se coloca ao lado daqueles e daquelas que lutam por um mundo mais fraterno, solidário e justo.
Várzea Alegre, 11 de Novembro de 2024".
Ver categorias
Veja também
- Capitão HorizonteESCOTILHA NEWS
Leia nossas colunas
- por Pablo RolimOPINIÃO
- por Capitão HorizontePOLÍTICA NA LATA
- por Professor Hamillton ValeA VIDA NOS EXIGE CORAGEM