Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice eleitos de Choró por abuso de poder político e econômico
Decisão também determina a realização de novas eleições no município; sentença já tem efeitos imediatos, embora caiba recurso

Choró, CE — A Justiça Eleitoral cassou, nesta segunda-feira (7), os mandatos do prefeito eleito de Choró, Bebeto Queiroz (PSB), e de seu vice, Bruno Jucá (PRD), eleitos no pleito municipal de 2024. A decisão foi proferida pelo juiz Welithon Alves de Mesquita, da 6ª Zona Eleitoral, com sede em Quixadá, e determina também a realização de novas eleições no município. A informação foi divulgada pelo Diário de Quixadá.
Segundo a sentença, houve abuso de poder político e econômico por parte da chapa apoiada pelo ex-prefeito Marcondes Jucá. A ação aponta que, durante o período eleitoral, a gestão municipal promoveu aumentos salariais e realizou contratações em período proibido pela legislação eleitoral, configurando favorecimento direto à candidatura de Bebeto Queiroz e seu vice.
Apesar de a decisão ainda ser passível de recurso, os efeitos são imediatos, o que implica na saída dos eleitos e na abertura de um novo processo eleitoral em Choró.
O caso repercute intensamente na região do Sertão Central, reacendendo o debate sobre o uso da máquina pública para influenciar resultados eleitorais. A expectativa agora gira em torno dos desdobramentos jurídicos e políticos da decisão.
Foto: redes sociais
Ver categorias
Veja também
- Capitão HorizonteESCOTILHA NEWS
- Matheus LimaESCOTILHA TECH
- Redação EscotilhaVOCÊ SABIA?
- Redação EscotilhaDOCUMENTARIOS
Leia nossas colunas
- por Pablo RolimOPINIÃO
- por Capitão HorizontePOLÍTICA NA LATA
- por Professor Hamillton ValeA VIDA NOS EXIGE CORAGEM
- por Paulo CostaPORTAL DA CONSCIÊNCIA