Megaoperação do RAIO em Lavras da Mangabeira resulta em prisão por tráfico e apreensão de quase 21 kg de drogas
Suspeitos transportavam entorpecentes supostamente ligados ao PCC; cocaína e maconha estavam escondidas em veículo abordado na BR-230


Na manhã deste sábado, 28 de junho de 2025, uma operação coordenada pelo 3º Pelotão da 1ª Companhia do 5º BPRAIO, com apoio do serviço de inteligência, resultou na prisão de dois homens por tráfico de drogas e na apreensão de aproximadamente 20 kg de maconha e 1 kg de pasta base de cocaína em Lavras da Mangabeira, na região Centro-Sul do Ceará.
A ação policial teve início por volta das 5h30, quando uma equipe do RAIO recebeu denúncia anônima informando que um veículo modelo Chevrolet Onix, de cor branca e placas PGV-0C75, estaria sendo utilizado para o transporte de drogas oriundas de fora do município e destinadas à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Segundo o denunciante, que compareceu pessoalmente ao ponto base da equipe solicitando anonimato, o condutor do veículo seria conhecido como "Naldinho Taxista", atuando em conjunto com outro indivíduo identificado como "Cicinho de Ione", também conhecido como "Motoqueiro Fantasma", supostamente faccionado.
Ciente da gravidade das informações, a equipe iniciou diligências e posicionou-se na BR-230, nas imediações da Cerâmica São Sebastião, no Sítio Cuandú, zona rural de Lavras da Mangabeira. Por volta das 6h da manhã, o veículo citado foi avistado. Ao perceber a aproximação da viatura, o motorista tentou fugir pela contramão da rodovia, dando início a uma perseguição que se estendeu por alguns quilômetros até a interceptação dos suspeitos.
Na abordagem, foi confirmado que o condutor era Cícero Leonilson Gomes de Araújo, 34 anos, o "Naldinho Taxista", tendo como passageiro Francisco Erinaldo Gonçalves Rodrigues Filho, 31 anos, o "Motoqueiro Fantasma". Durante a revista no interior do carro, foi localizado um tablete de pasta base de cocaína no assoalho do banco dianteiro. No porta-malas, os policiais encontraram uma caixa de papelão contendo 24 tabletes de maconha prensada, totalizando 19,993 kg, além da cocaína que somava 1,018 kg.
Além das drogas, os seguintes itens foram apreendidos:
- R$ 24,15 em dinheiro
- 1 relógio dourado
- 1 pulseira dourada
- 1 chave residencial
- 1 maquineta de cartão (Mercado Pago)
- 2 aparelhos celulares (marcas Realme e Samsung)
Diante das evidências, os suspeitos receberam voz de prisão e, por medida de segurança, foram algemados. Durante o interrogatório preliminar, ambos confirmaram que o carregamento era destinado ao PCC, mas se recusaram a revelar o nome do suposto chefe da facção, alegando temer por suas vidas.
Os presos foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó, onde foram autuados com base no Artigo 33 da Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006). O veículo utilizado na ação foi removido até a delegacia de Lavras da Mangabeira, em razão da falta de combustível, para ser apresentado à autoridade policial no próximo dia útil.
O caso foi registrado sob o Inquérito Policial nº 478-146/2025 e segue sob investigação para identificação de outros envolvidos e mapeamento da rota do tráfico na região.
Foto: Divulgação/BPRaio
Ver categorias
Veja também
- Capitão HorizonteESCOTILHA NEWS
- Matheus LimaESCOTILHA TECH
- Redação EscotilhaVOCÊ SABIA?
- Redação EscotilhaDOCUMENTARIOS
Leia nossas colunas
- por Pablo RolimOPINIÃO
- por Capitão HorizontePOLÍTICA NA LATA
- por Professor Hamillton ValeA VIDA NOS EXIGE CORAGEM
- por Paulo CostaPORTAL DA CONSCIÊNCIA