Governo brasileiro fecha acordo com concorrente da StarLink de Elon Musk

A Telebras fecha acordo a SpaceSail, empresa chinesa do setor de fornecimento de internet via satélites

Publicado em 22/11/2024 14:11
Por Redação Escotilha
Em Notícias
Governo brasileiro fecha acordo com concorrente da StarLink de Elon Musk
Compartilhe:

Recentemente repercutiu bastante no mundo da tecnologia o acordo assinado na última terça-feira(19) entre o governo brasileiro e a SpaceSail, empresas chinesa que se propõe a ser concorrente da StarLink de Elon Musk no setor de fornecimento de internet via satélite, o acordo faz parte de uma série de parcerias firmadas entre Brasil e China. À Bloomberg News o CEO da empresa anunciou que pretende iniciar negócios no Brasil em 2026.

Em um mundo altamente conectado e online é vital que o acesso a uma internet de qualidade seja possível até mesmo em localidade mais longínquas, e a internet via satélite é uma excelente alternativa para possibilitar esse acesso à internet de qualidade em áreas como por exemplo zonas rurais, pequenas cidades interioranas, e até mesmo áreas afetadas por catástrofes, veículos em movimento ou em alto mar.

A concorrente direta da SpaceSail, a StarLink, possui contratos milionários com o governo Brasileiro e realizou doações de mil antenas de internet via satélite para o governo do Estado Do Rio Grande do Sul durante as fortes chuvas que alagaram parte do Estado devastando a rede de comunicação terrestre e dificultando o trabalho das autoridades.

Mas afinal o que prevê o acordo? Com a assinatura do acordo serão realizadas algumas análises da necessidade e demanda do uso desse tipo de internet em localidades remotas que não possuem internet fibra óptica, além de estudos de parcerias em outras áreas. O acordo pode ser entendido como uma porta de entrada para que a empresa possa em breve oferecer seus serviços ao público brasileiro.

A empresa chinesa iniciou suas atividades em 2023 e atualmente possui apenas 36 satélites em órbita, um número bem abaixo dos números da Starlink que possui atualmente cerca de 6 mil satélites em órbita, porém a SpaceSail tem um ambicioso plano de lançar 648 satélites até o fim de 2025, até o final de 2027 possuir uma cobertura global, e em 2030 possuir a quantidade de 15 mil satélites em órbita.

Ainda acontecerão muitos capítulos dessa negociação, já que além de um acordo comercial é também um acordo político que pode, dependendo de como se encaminharão as próximas eleições brasileiras, tornar-se mais difícil já que Elon Musk, aberto colaborador de Donald Trump e admirado por setores da direita brasileira, pode intervir para garantir a soberania da Starlink em solo brasileiro haja visto a grande extensão territorial brasileira além de sua importância internacional.

Veja também

Leia nossas colunas